Blog
O Grupo Futura oferece o melhor em lajes e alambrados com segurança, credibilidade e transparência.
O Grupo Futura oferece o melhor em lajes e alambrados com segurança, credibilidade e transparência.
Hoje em dia, o concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, mas você já parou para pensar como eram erguidas as grandes obras da antiguidade, antes dessa invenção? Civilizações antigas desenvolveram técnicas incríveis para construir estruturas resistentes que, em muitos casos, ainda estão de pé até hoje!
Os egípcios usavam grandes blocos de calcário e granito para erguer suas impressionantes pirâmides. Sem argamassa, as pedras eram cortadas e encaixadas com precisão. Da mesma forma, os Incas, na América do Sul, construíram cidades inteiras, como Machu Picchu, usando pedras perfeitamente lapidadas que se ajustavam sem precisar de cimento.
Na região da Mesopotâmia, as construções eram feitas com tijolos de barro secados ao sol. Com o tempo, esses tijolos começaram a ser cozidos em fornos para aumentar a resistência, dando origem às primeiras construções de tijolos da história.
No Japão, a madeira foi o principal material usado na construção de templos e casas por séculos. Os japoneses desenvolveram sistemas sofisticados de encaixe, sem precisar de pregos ou cimento, o que tornava as estruturas mais flexíveis e resistentes a terremotos.
Embora o concreto moderno tenha surgido no século XIX, os romanos já utilizavam uma mistura primitiva parecida, chamada "opus caementicium". Eles misturavam cinzas vulcânicas, calcário e água para criar um material resistente, que ajudou a construir aquedutos e o famoso Coliseu, que resistiu ao tempo por quase dois mil anos.
Antes do concreto como conhecemos hoje, a criatividade e o conhecimento das civilizações antigas garantiram construções impressionantes que desafiaram os séculos. Muitas dessas técnicas ainda são admiradas e, em alguns casos, utilizadas na construção moderna.